Osmar Dias é nomeado para vice-presidência do Banco do Brasil

06/04/2011 - 16h55

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-senador Osmar Dias, do PDT, assumirá a vice-presidência de Agronegócio do Banco do Brasil (BB). A informação foi confirmada há pouco pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo o ministro, o presidente da instituição, Aldemir Bendine, e os demais vice-presidentes serão mantidos.

Senador pelo Paraná até o ano passado, Osmar Dias disputou a eleição para o governo do Paraná, quando perdeu para o governador Beto Richa. Dias substituirá Luís Carlos Guedes Pinto, que foi ministro da Agricultura até 2007 e ocupava a função nos últimos anos.

De acordo com Mantega, a manutenção de Bendine e de quase todos os diretores deve-se ao desempenho do Banco do Brasil. “O Banco do Brasil fechou o ano passado com lucro de R$ 11,7 bilhões e manteve a liderança entre os bancos brasileiros, com R$ 811 bilhões em ativos. Em função desse desempenho, a diretoria está mantida no cargo”, afirmou o ministro.

Bendine negou que a nomeação de Osmar Dias acarrete a politização da administração do banco. “O Banco do Brasil, ao longo dos anos, está acostumado a trabalhar com nomes políticos. Temos uma governança corporativa muito forte. A política do banco para o setor agrícola é clara e estabelecida e um diretor não pode sair das diretrizes”, alegou o presidente do BB. Segundo Bendine, Guedes foi convidado a assumir a Diretoria de Seguros Agrícolas da instituição.

 

Edição: Aécio Amado