Movimentos sociais entregam dossiê sobre violação de direitos para Maria do Rosário

06/04/2011 - 21h24

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Representantes de movimentos sociais que acusam o governo e empresas transnacionais de repressão e violação de direitos entregaram hoje (6) uma cópia de um dossiê sobre a repressão aos defensores de direitos humanos e movimentos sociais no país à ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

O relatório, divulgado hoje (6) aponta que a criminalização dos movimentos sociais tem se acentuado nas duas últimas décadas. Além de assassinatos e ameaças, os defensores de direitos humanos também se tornaram alvos de ações criminais e ilegais da polícia.

A ministra afirmou que acompanha essas denúncias há algum tempo e reconhece que há problemas entre o Estado e movimentos sociais. “Vou analisar todos os aspectos do dossiê. Esse já é um tema tratado pelo Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa Humana e, em breve, a partir da análise, vamos pronunciar-nos mais pontualmente.”

Para o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens, Leonardo Maggi, casos emblemáticos de violação e repressão contra movimentos sociais ocorrem há muito tempo. “Há um processo grave de repressão. Os índios são menosprezados, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é cassado e perseguido. Também há violação em obras de barragens que afetam a população.”

 

 

Edição: Rivadavia Severo