Imigrantes japoneses temem pelo futuro da economia do país após o terremoto

11/03/2011 - 16h40

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O forte terremoto ocorrido no Japão na madrugada de hoje (horário de Brasília) veio em um momento delicado para o país, segundo o presidente de uma associação de imigrantes japoneses de São Paulo, Koichi Nakazawa. De acordo com ele, a economia japonesa ainda está frágil após a crise econômica mundial de 2008. Os prejuízos causados pelo tremor e pelo tsunami que se seguiu podem atrasar ainda mais a recuperação econômica do país.

“O Japão está vivendo um momento difícil economicamente. Isso [o terremoto] afasta ainda mais a volta do crescimento econômico do país”, afirmou Nakazawa, da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, a única de imigrantes japoneses vindos da província de Miyagui.

Segundo Nakazawa, a economia de Miyagui é baseada na pesca e no cultivo de ostras. A província foi uma das mais atingidas pela onda gigante causada pelo tremor. Praticamente toda a infraestrutura pesqueira foi destruída. “Toda vez que acontece um tsunami, as criações de ostras são prejudicadas. Desta vez, a onda foi ainda mais forte”, explicou ele. “O estrago deve ter sido muito grande.”

Nakazawa, entretanto, confia na recuperação, mesmo que mais lenta. Ele disse que o povo japonês mostra união em momentos de tragédias como esta. “Isso já aconteceu várias vezes com os japoneses, mas eles sabem se levantar”, afirmou. “Daqui a pouco, nós vamos estar levantando tudo.”

Edição: Vinicius Doria