ANP e Petrobras entregam ao governo avaliação sobre barris do pré-sal

19/08/2010 - 22h31

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Petrobras entregaram hoje (19) as primeiras avaliações para definir o valor e a quantidade de barris de petróleo que serão repassados à estatal por meio do processo de cessão onerosa. Os resultados foram entregues aos Ministérios da Casa Civil, da Fazenda e de Minas e Energia.

Em nota emitida há pouco, os três ministérios afirmam que o governo pediu informações adicionais para a Petrobras e à ANP. De acordo com o comunicado, a União aguardará a conclusão dos laudos de certificação para definir os parâmetros da operação, mas o texto não menciona prazos.

A cessão onerosa é parte fundamental do processo de capitalização da Petrobras. Esse processo permitirá à estatal captar recursos para explorar o petróleo na camada pré-sal.

No fim do ano passado, a ANP contratou a Petrobras para fazer as perfurações que permitirão a coleta de informações sobre os reservatórios do pré-sal. A partir daí, a agência e a estatal definem as áreas a serem repassadas por meio da cessão onerosa.

Com base no volume que será cedido pela União à Petrobras, que pode chegar a 5 bilhões de barris de petróleo, uma empresa especializada e independente definirá o valor para essas reservas. Somente então será definido o valor que a estatal captará na bolsa de valores por meio de uma oferta privada de ações.

Edição: Rivadavia Severo