Eletrobras e Eletronorte entram no consórcio de Belo Monte

19/05/2010 - 21h32

Sabrina Craide

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - A Eletrobras e a Eletronorte vão participar do Consórcio Norte Energia, que venceu o leilão para construir a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). A entrada das duas empresas no consórcio foi aprovada hoje (19) pelo Conselho de Administração da Eletrobras. Elas vão dividir com a Chesf, subsidiária da Eletrobras, o percentual de 49,98% arrematado no leilão.

 

No rateio, a Eletronorte ficará com 19,98%, a Eletrobras, com 15% e a Chesf, com outros 15% na Sociedade de Propósito Específico (SPE), que será criada para gerenciar a construção da usina.

 

Segundo o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, a entrada da Eletrobras é justificada pela necessidade de suporte financeiro ao projeto, enquanto a Eletronorte tem o conhecimento técnico do empreendimento, pois foi a responsável pelos estudos de impacto ambiental do empreendimento,

 

Também foi anunciado hoje que o consórcio quer antecipar para julho a assinatura do contrato de concessão do empreendimento, que estava previsto para setembro. Segundo o diretor de engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal, a intenção é antecipar a geração de energia da usina “para não ter nenhum risco de atraso”.

 

Cardeal disse que o objetivo dos empreendedores é iniciar a geração de energia, que estava prevista para janeiro de 2015, para julho de 2014. Ele explicou também que o grupo pretende pedir ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) uma licença provisória só para o canteiro de obras, que permitirá o início das obras antes da emissão da licença de instalação do empreendimento.

 

Edição: João Carlos Rodrigues