Rio Grande do Sul está em estado de alerta devido a ciclone extratropical

19/05/2010 - 22h35

Da Agência Brasil

Brasília – O Rio Grande do Sul está em alerta com a chegada de um ciclone extratropical que pode atingir todo o estado. De acordo com a Defesa Civil, ventos de até 100 quilômetros por hora (km/h) atingiram principalmente a região do litoral norte, onde há alagamentos em localidades como Imbé e Chico Mendes. Em Tramandaí, 60 pessoas estão desalojadas e dez desabrigadas por causa das chuvas e dos ventos fortes.

Nos municípios de São Borja, Itaqui e Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, os registro de chuvas de um dia foram equivalentes à média mensal.

No momento, as equipes da Defesa Civil se concentram no monitoramento das cheias dos rios.

Segundo informações da prefeitura do município de Iraí, o Rio Mel está 5 metros acima do normal. O Rio Uruguai se mantém em 5,18 metros acima de sua normalidade e para a situação ser considerada alarmante, deve passar de 8,48 metros, disse o coordenador da Defesa Civil, tenente Paulo Duarte Motta.

A previsão é que a temperatura baixe nos próximos dias com o deslocamento do ciclone para o mar. As atividades de pesca e navegação são desaconselháveis por contas das ondas de até 3 metros no litoral.

 

 

Edição: Rivadavia Severo