Maioria dos setores da indústria paulista já supera atividade pré-crise

27/04/2010 - 23h00

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Onze dos 17 setores da indústria paulista já estão com atividade de produção superior ao período anterior à crise econômica. Minerais não metálicos, materiais elétricos, veículos, móveis, alimentos e bebidas, têxteis, papel e celulose, refino de petróleo, químicos, borracha, e transportes são os setores que já estão produzindo mais que em setembro de 2008, quando a crise foi deflagrada. Os dados da atividade industrial foram divulgados hoje (27) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Tivemos um crescimento muito bom no último mês, vigoroso, fechando um belo primeiro trimestre, claramente de recuperação da atividade produtiva da indústria de São Paulo”, disse o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini.

A atividade da indústria paulista, medida pelo Indicador de Nível de Atividade da Fiesp, teve alta de 2,8% no mês de março, comparado a fevereiro. O resultado leva em conta o ajuste sazonal. Sem o ajuste, o resultado do terceiro mês do ano foi 18% superior a fevereiro. Os dados foram divulgados hoje (27) pela Fiesp. Se a indústria paulista mantiver o ritmo de março em abril, ela deverá conseguir recuperar totalmente o nível de atividade industrial perdido na crise internacional. 

A atividade industrial de março deste ano foi 20,7% maior se comparada à do mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano (de janeiro a março), o indicador foi 18,2% superior ao primeiro trimestre de 2009. O resultado foi o melhor dos últimos cinco anos.
 

 

Edição: Rivadavia Severo