Câmara poderá votar fim do fator previdenciário amanhã

27/04/2010 - 21h39

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Câmara dos Deputados poderá votar amanhã (28) o fim do fator previdenciário (índice que funciona como redutor para as aposentadorias). A emenda que acaba com o redutor passa integrar a lista de propostas que visam a alterar a Medida Provisória (MP) 475, que reajusta as aposentadorias para os que recebem mais de um salário mínimo.

A emenda tinha sido recusada pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), por considerá-la estranha ao texto da MP. No entanto, um recurso do autor da proposta, deputado Fernando Coruja (PPS-SC), foi aprovado pelo plenário. Com a aprovação do recurso, ela será votada durante apreciação da Medida Provisória 475.

A expectativa agora é que emenda venha a ser usada nas negociações para elevar o reajuste dos aposentados que ganham acima do mínimo de 6,14 % para 7,71 %. O reajuste é defendido por alguns partidos aliados ao governo e parte da oposição. Para o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), um dos maiores defensores dos 7,71 %, será difícil aprovar agora o fim do fator previdenciário. “A emenda vai ajudar a negociar o reajuste”, prevê.

A votação da MP do reajuste dos aposentados foi adiada para amanhã (28). Não houve acordo para iniciar a votação hoje (27), embora tenha sido aprovado um requerimento de preferência para sua votação em relação às MPs que também trancam a pauta.

O deputado Paulo Pereira disse que pediu ao deputado Michel Temer que ele encaminhe a MP dos aposentados amanhã mesmo para a votação no Senado caso ela seja aprovada na Câmara. O parlamentar acredita que ela poderá ser aprovada pelos senadores na quinta-feira (29) para que no sábado (1º), Dia do Trabalho, o presidente Lula possa anunciar sua decisão sobre o reajuste.

 

 

Edição: Aécio Amado