Anac estuda concentrar transporte de cargas em aeroporto de Ribeirão Preto

25/06/2007 - 21h57

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Para tentar desafogar o tráfego aéreo nos dois principais aeroportos de São Paulo, o Internacional de Guarulhos e o de Congonhas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estuda concentrar o transporte de cargas no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP).

Além disso, o Aeroporto Campo de Marte, na zona Norte de São Paulo, também pode passar a ser usado para a aviação civil e geral.

“Vamos transformar o aeroporto de Ribeirão Preto em um aeroporto eminentemente cargueiro, de forma que possamos transferir alguns vôos de Guarulhos para Viracopos [em Campinas - SP], e alguns de Congonhas para Guarulhos” disse a diretora da Anac, Denise Abreu, após participar hoje (25) de uma reunião no Ministério da Defesa. “Estamos estudando também a possibilidade de utilizarmos o Campo de Marte para a aviação civil e geral, o que permitirá que a população tenha um atendimento de qualidade e diminuirá o impacto de atrasos”.

Segundo ela, a agência não pretende reduzir o número de vôos nos horários de pico. Para ela, a medida seria ineficaz e prejudicaria os usuários.

“Não tem como acabar com os horários de pico, que são criados pela própria demanda. Isso seria prejudicar os passageiros, mas estamos reestudando a malha, junto com uma pesquisa de mercado, para que possamos viabilizar a transferência de vôos. Tudo isso é casado. Se fizermos a redistribuição dos vôos de Congonhas e de Guarulhos é possível que os impactos já não seja tão grande”.

O Aeroporto Leite Lopes é administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Segundo Abreu, com a recente aprovação do Plano Diretor e do Estudo de Impacto Ambiental, falta agora homologar a remodelagem da pista a fim de adequá-la para receber aviões cargueiros.

O Campo de Marte, administrado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), opera exclusivamente com aviação geral, executiva, táxi aéreo, escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo e Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar. O aeroporto abriga a maior frota de helicópteros do Brasil.

Além de Abreu - participaram da reunião convocada pelo ministro da Defesa, Waldir Pires - os presidentes da Anac, Milton Zuanazzi, da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira e representantes das companhias aéreas e dos trabalhadores do setor.

O encontro serviu para que os participantes apresentassem suas prioridades e sugestões para definir a pauta da próxima reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil, o Conac, prevista para a segunda quinzena de julho.