Educação ambiental é tema da Semana do Meio Ambiente em Porto Alegre

04/06/2006 - 17h56

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – As comemorações da Semana do Meio Ambiente na capital gaúcha começaram hoje (4) e segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, até o próximo domingo (11) estão programadas várias ações de educação ambiental nas escolas. O tema este ano é Porto Alegre - Cidade da Educação Ambiental.

Também serão disponibilizadas informações para a população em diversos locais. As discussões da 22ª edição do evento – desenvolvidas pela prefeitura municipal com apoio do Comitê Gestor de Educação Ambiental - "serão importantes para definir estratégias de trabalho e chamar a atenção para o assunto", disse Moesch.

Entre as atrações da Semana estão a Casa do Arroio, que vai mostrar, no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho, os utensílios domésticos retirados dos mananciais de água da cidade durante trabalhos de limpeza feitos pelo Departamento de Esgotos Pluviais. São fogões, sofás, televisores, cadeiras e geladeiras, entre outros.

O objetivo da exposição é "conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre a importância do correto acondicionamento dos resíduos sólidos e da conservação dos mananciais hídricos", explica o secretário. Segundo ele, os arroios são equipamentos de drenagem natural e, quando obstruídos, podem provocar alagamentos.

Na abertura oficial da Semana, na segunda-feira (05), será assinado o decreto que transforma a Rua Gonçalo de Carvalho, no centro da cidade, em Patrimônio Cultural, Histórico e Ecológico. Também será montado um Parque Ambiental, que vai desenvolver atividades voltadas aos alunos do ensino fundamental, com ônibus disponível para o transporte até o local.