Vendas do Natal foram 6% maiores que no ano passado, diz Serasa

27/12/2005 - 18h47

Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Outro indicador de atividade econômica apresentou alta no Natal deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. De 19 a 25 de dezembro, cresceram 6% as consultadas à Serasa, empresa privada de análise de dados financeiros. Os dados foram divulgados (27) pela companhia. Ontem, a Associação Comercial de São Paulo informou que as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que indicam o movimento de compras a prazo, aumentaram 5% em comparação a 2004.

De acordo com a Serasa, o número de consultas à sua base de dados já indicava crescimento de 5,3% nas vendas em todo o país na semana de 12 a 18 de dezembro, em comparação com a semana equivalente de 2004. Segundo a empresa, o crescimento das vendas na cidade de São Paulo foi de 2,4% na semana prévia e outros 3,5% na semana natalina. O indicador tem como base "uma amostra das consultas realizadas no Banco de Dados da Serasa", que "recebe mais de 3,5 milhões de consultas/dia".

No comunicado à imprensa, a empresa diz que "os fatores que colaboram para o resultado verificado no Natal de 2005 são a expansão do crédito para as pessoas físicas, o aumento no número de postos de trabalho formal e o crescimento da massa de salários".

Em balanço divulgado no dia 8, a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, a Eletros já havia detectado e anunciado um aumento das vendas para o Natal. O presidente da associação, Paulo Saab, destacou que "em dezembro, a queda dos juros e a expansão da massa salarial e crédito" estão "estimulando as vendas".

As vendas do segmento eletroeletrônico já haviam crescido 14,79% no ano, excluído os resultados dezembro, e totalizado 45 milhões de produtos. O setor de som e imagem teve o maior crescimento, de 32,23%, superando os totais de 2004 e a expectativa da Eletros. As vendas de aparelhos de DVDs cresceram este ano 80,43% e as de televisores 20,9%, até novembro. Saab destacou que o crescimento de televisores foi "ainda mais positivo" pois o setor já havia detectado a tendência dos consumidores de substituição de televisores e renovação do parque em 2004, quando as vendas cresceram 42% em relação a 2003.