Lula não fez mudanças na política de FHC para o petróleo, critica Pinguelli

16/10/2005 - 12h06

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio – Em vez de promover rodadas de licitações, como a que começa nesta segunda-feira (17), o país precisa discutir uma política para o setor de petróleo. A opinião é do físico Luiz Pinguelli Rosa, presidente da Eletrobrás entre 2003 e 2004.

"É sempre bom lembrar que a decisão de realizar licitações é uma política do governo Fernando Henrique Cardoso e, no fundo, o presidente Lula não fez as mudanças esperadas em relação ao governo anterior", afirma Pinguelli. Em 2002, o físico foi um dos coordenadores do programa de governo de Lula na área energética.

Pinguelli lembra que o petróleo está ficando muito caro e ficará cada vez mais escasso. "O pico da produção do petróleo no mundo vai ocorrer na década que começa em 2010. Isto está muito próximo, e o Brasil não escapa muito desse cenário", diz ele.

Para o físico, o Brasil precisa estabelecer uma estratégia para o setor. "É melhor não fazer licitações. Mesmo tendo a Petrobrás com uma empresa líder do setor no Brasil, não há uma estratégia nacional para lidar com a questão das nossas reservas".