Encontrados no Amapá destroços de avião americano da Segunda Guerra Mundial

16/04/2005 - 9h54

Sândala Barros
Repórter da Agência Brasil

Macapá - A equipe de arqueologia do Museu Joaquim Caetano da Silva realizou expedição para registrar o achado dos destroços de um avião americano nas águas do rio Guarupora, no município de Cutias do Araguari, a 110 quilômetros desta capital. Segundo informações colhidas pelos arqueólogos, o avião teria caído na região do Amapá há cerca de 60 anos, durante a Segunda Guerra Mundial. Fotos da hélice e até de um dos motores foram tiradas pela equipe de arqueologia do museu.

Devido às fortes chuvas, a expedição será suspensa e retomada na estação seca, quando baixa o nível das águas na região. "Pelo relato oral, já constatamos que se trata mesmo de um avião da Segunda Guerra Mundial, mas não sabemos precisamente qual o modelo. Precisamos aguardar a passagem do inverno para ter melhores condições de trabalho", disse o gerente do Setor de Patrimônio Arqueológico do Museu Joaquim Caetano, Edinaldo Pinheiro.

Ele contou que um morador da região, de 78 anos, teria visto a queda do avião. "A testemunha disse que viu quando o avião caiu no meio da mata e se incendiou. No dia seguinte, foi ao local e constatou que a tripulação estava morta e que pedaços do avião ficaram espalhados, mas a maior parte ficou enterrada", afirmou Pinheiro.

Segundo técnicos do museu, durante a Segunda Guerra, os Estados Unidos montaram bases em toda a América Latina, uma delas no município de Amapá, a 400 quilômetros da capital. De acordo com os técnicos, desta base, que era secreta, partiam aviões e dirigíveis que caçavam submarinos alemães nas águas dos rios do estado.

Em 1996, foi encontrado na selva do município de Laranjal do Jari, sul do estado, um avião americano modelo D-24, com restos mortais de fuzileiros americanos. Dias depois, o governo norte-americano veio ao Brasil retirar todo o material.