Severino discutirá amanhã com líderes partidários a formação das comissões da Câmara

21/02/2005 - 22h22

Brasília, 21/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), reúne-se às 9h30 de amanhã (22) com os líderes de todos os partidos para discutir os critérios de formação das 20 comissões técnicas permanentes da Casa e a composição delas.

Essa será a primeira reunião do novo presidente da Câmara com os líderes. Severino Cavalcanti também pretende conversar com eles sobre a retomada das votações na Casa, suspensas desde o final do ano passado, quando o Congresso entrou em recesso. À tarde, será realizada a primeira sessão deliberativa após a eleição da nova Mesa Diretora e a primeira matéria a ser votada é a Medida Provisória 225, que autoriza a Caixa Econômica Federal a arrecadar e leiloar os diamantes brutos em poder dos índios Cinta-Larga da Reserva Roosevelt, em Rondônia.

Por ter a maior bancada (91 deputados), o PT fará a primeira, a terceira, a décima e a vigésima escolha – poderá presidir quatro comissões. Na primeira escolha, optará pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça.

O segundo partido a escolher a presidência de uma comissão será o PMDB, que tem a segunda maior bancada (88 deputados) na Casa e presidirá três comissões. Fará ainda a quinta e a décima-segunda escolha. O PFL vai presidir duas comissões, na quarta e na décima-primeira escolha.

O PSDB, o PP, o PTB e o PL terão direito a presidir duas comissões cada. As outras três comissões serão presididas pelo PPS, pelo PSB e pelo PDT.

A Comissão de Constituição e Justiça, que é considerada a mais importante da Casa, é também a que tem o maior número de integrantes – 55 deputados. As menores comissões da Câmara são compostas de 18 deputados. A eleição das mesas diretoras das comissões está prevista para a próxima semana.