Diretório do PT acata recurso para submeter expulsão de senadora ao Encontro Nacional

14/12/2003 - 18h07

Brasília, 14/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O deputado Walter Pinheiro (BA) entrou com recurso – acatado pelo Diretório – pedindo que a decisão de expulsar Heloísa Helena seja submetida ao Encontro Nacional do PT, previsto para 2005, e que essa reunião seja antecipada para o próximo ano. A informação foi dada pelo presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno, logo após a reunião do Diretório Nacional do partido, que decidiu pela expulsão da senadora Heloísa Helena (SE) e dos deputados João Fontes, Babá (PA) e Luciana Genro (RS),

Segundo Genoíno, na próxima reunião do Diretório, prevista para o início de 2004, o recurso será objeto de deliberação. Ele adiantou, porém, que o próximo será dedicado completamente às eleições municipais. Genoíno esclareceu que o recurso de Walter Pinheiro não tem efeito suspensivo da decisão de expulsão. Sobre os outros parlamentares expulsos, ele lembrou que já é público que eles devem anunciar, na próxima semana, a criação de um novo partido.

Genoíno disse que lamentava a situação, mas lembrou que todos no partido eram testemunhas de que, nos últimos onze meses, todas as tentativas de conciliação foram feitas. Ele garantiu que o debate democrático e a pluralidade de idéias "estão no DNA do PT", mas que o partido não poderia abrir mão das diretrizes partidárias, da fidelidade partidária e decisões de bancada. Ele citou o exemplo – somente conhecido na reunião desses dois dias do Diretório Nacional – de que a senadora Heloísa Helena, em 23 votações sobre as mais diversas matérias, votou contra o partido em 19 vezes e somente em quatro oportunidades votou junto com a bancada.

Genoíno garantiu que até a última hora foram feitas tentativas para trazer os parlamentares de volta ao partido – menos João Fontes (SE), responsável pela divulgação de uma fita de 1987, que trazia declarações antigas do hoje Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, contra atuais aliados, como o presidente do Senado Federal, José Sarney.

"Esperamos um gesto de pactuação pública, de reconhecimento público de que os parlamentares queriam permanecer no partido, mas isso não ocorreu", lamentou José Genoíno. Ele informou que logo após a decisão de expulsar os parlamentares, o membro do diretório Roberto Robaina (RS), do mesmo grupo de Luciana Genro, solicitou seu desligamento do partido.

O presidente do PT informou, ainda, que em conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, membro do Diretório Nacional, o aconselhou a não participar das reuniões de ontem e de hoje, realizadas no Hotel Blue Tree Park. Lula foi substituído por um suplente.