Correria e pânico provocam 40 mortes em festival religioso na Índia

27/08/2003 - 11h28

Brasília, 27/08/2003(Agência Brasil-ABr/CNN) - Pelo menos 40 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas nesta quarta-feira, em consequência do pânico gerado na multidão que participava do festival religioso de Kumbh Mela, no oeste da Índia.

Enquanto a polícia indiana confirmava 29 mortes, outras fontes diziam que pelo menos 40 corpos haviam dado entrada nos hospitais locais.

Cerca de 4 milhões de hindus estão em Nasik, localidade a 150 quilômetros a nordeste da capital financeira da Índia, Munbai, para o banho sagrado no rio Godavari.

Policiais disseram que peregrinos forçaram as barreiras de proteção, na pressa de se banharem no rio, nesta quarta-feira, um dos dias mais sagrados do festival. As barreiras cederam, dando lugar ao pânico e correria.

O festival Kumbh Mela acontece sempre quando o sol está alinhado com júpiter. E é realizado em pelo menos quatro cidades da Índia a cada três anos, sendo que o principal deles acontece nas proximidades de Allanhabad a cada 12 anos.

Os hindus consideram o rio Godavari sagrado. Eles acreditam que se livram dos pecados depois de se banharem no rio em dias especiais e durante os festivais.

Cerca de 60 milhões de peregrinos devem participar do Kumbh Mela, que começou em 30 de julho e termina no dia 1º de setembro.