Presidente faz primeira viagem oficial como Chefe de Estado na quarta-feira

07/07/2003 - 20h59

Brasília, 7/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia por Portugal, nesta quarta-feira, a sua primeira visita oficial a um país estrangeiro. As viagens realizadas por Lula até agora a outros países, como presidente brasileiro, foram para reuniões bilaterais de trabalho – como na Alemanha, nos dias 27 e 28 de janeir, e aos Estados Unidos, no dia 20 de junho. Para reuniões multilaterais, em que vários presidentes participam, Lula foi à França e à Suiça, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, para participar naqueles países, respectivamente, do Diálogo da Cúpula do G-8, em Evian, e da Sessão Especial da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra. No Peru, Lula participou, em Cuzco, da XVII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo do Rio, nos dias 22 a 24 de maio, e no Paraguai, integrou a XXIV Reunião do Conselho do Mercosul e a Cúpula dos Chefes de Estado dos Países Membros do Mercosul, realizadas nos dias 17 e 18 de junho, em Assunção.

Lula foi também a dois países sul-americanos para participar da posse de novos presidentes: a de Lucio Gutierrez, no governo do Equador, no dia 15 de janeiro, em sua primeira viagem internacional, após a posse; e a de Néstor Kirchner, no governo argentino, dia 25 de maio.

A visita que Lula inicia na próxima quarta-feira a Portugal, será realizada na condição de Chefe de Estado, e por esse motivo, é oficial. Tal circunstância implica normalmente em - além do encontro de praxe com o governante máximo do país - revista a tropas, cerimônias simbólicas, sessões solenes, banquetes e visitas protocolares a chefes do Legislativo e Judiciário. A comitiva presidencial é também bem maior que uma visita de trabalho.

O presidente Lula desembarca em Lisboa na noite de quarta-feira acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e do Turismo, Walfrido dos Mares Guia. Integram também a comitiva uma delegação de 60 empresários de diversos setores da economia nacional e dirigentes da Confederação Nacional da Indústria e de outras federações estaduais do setor, e ainda representantes do Banco do Brasil, Bovespa, Confederação Nacional do Comércio, Sindicato da Construção da Indústria Pesada, Xerox do Brasil, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, entre vários outros.

A cerimônia oficial da chegada do presidente a Portugal está prevista para ser realizada na manhã do 10, junto à Torre de Belém, onde em companhia do presidente daquele país, Jorge Sampaio, Lula receberá honras militares. Em seguida, depositará uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos. Os dois presidentes então se dirigirão para o Palácio de Belém, residência oficial do governo português, onde após um encontro privado com Jorge Sampaio, Lula e sua comitiva deverá ser recepcionado com um almoço. Após esses eventos, o presidente deverá participar da entrega do Prêmio Camões ao escritor brasileiro, Rubem Fonseca. Está previsto ainda para esse dia uma visita de Lula à Câmara Municipal de Lisboa, onde deverá receber a chave da cidade e assinar o Livro de Ouro da Casa. À noite, Lula e a primeira-dama, Marisa da Silva, deverão ser recebidos para um jantar no Palácio Nacional da Ajuda.

Para quinta-feira (11), está previsto que Lula irá à sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para participar da abertura de um seminário empresarial, realizado com a participação de líderes brasileiros e portugueses do setor. Lula deverá, em seguida, encontrar-se com o primeiro-ministro português, Durão Barroso, em Sintra, na região da Grande Lisboa. Na sexta-feira (12), Lula deverá ser homenageado na Assembléia da República. Está previsto ainda, para esse último dia de visita de Lula a Portugal, um almoço de despedida, quando deverão estar presentes tanto o presidente quanto o primeiro-ministro do país.

O presidente Lula deverá dar prosseguimento a sua viagem à Europa, no sábado (12) a tarde, quando embarcará para Inglaterra, país no qual fará uma visita de trabalho. Em Londres, Lula deverá participar da reunião da Governança Progressista, a ser realizada nos dias 13 e 14 de julho. Deverão integrar esse encontro, os primeiros-ministros inglês, Tony Blair, sueco, Goran Persson e francês, Lionel Jospin; o chanceler alemão, Gerard Schroder e o ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, entre outras personalidades. Nos dias 15 e 16 de julho, Lula estará em Madri (Espanha), para um encontro bilateral de trabalho, e deverá ser recebido pelo rei Juan Carlos e pelo primeiro-ministro José Maria Aznar.