Pinguelli Rosa quer comprar diesel mais barato para abastecer termelétricas do Amazonas

27/06/2003 - 17h35

Brasília, 27/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, anunciou hoje (27 de junho), em Manaus, que manterá entendimentos com o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, no sentido de obter redução no preço do óleo diesel combustível usado nas termelétricas do Amazonas. Atualmente, a empresa compra da Petrobras 100 mil toneladas de óleo diesel por mês. Neste ano, a Eletrobrás prevê gastar R$ 1,4 bilhão com combustível para as térmicas amazonenses, responsáveis por 80% de fornecimento de energia do estado.

Segundo Rosa, a redução do preço do óleo diesel não seria significativa para a Petrobras, pois o combustível comprado pela Eletrobrás para as usinas termelétricas do Amazonas representa apenas 1% do total do produto comercializado no país. "Não seria um ônus para a Petrobras e para nós representaria muito", afirmou.

Com o intuito de diminuir a dependência no estado do diesel derivado do petróleo, Pinguelli Rosa, que se encontra em Manaus participando do Fórum Amazônico de Meio Ambiente e Desenvolvimento, havia anunciado ontem o Projeto de Bioeletricidade da Eletrobrás, cujo objetivo é substituir o diesel por biodiesel na geração de energia. O projeto prevê que a Centrais Elétricas do Amazonas, controlada pela Eletronorte, substitua progressivamente o óleo diesel por biodiesel extraído da mamona e do dendê, nos 91 sistemas isolados sob sua responsabilidade. A empresa fornece energia para todo o Amazonas, com exceção de Manaus.