Ministros visitam São Miguel das Missões (RS)

28/05/2003 - 23h45

Porto Alegre, 28/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O muinicípio de São Miguel das Missões, a 380 quilômetros de Porto Alegre, recebeu hoje a visita dos ministros do Turismo, Walfrido Mares Guia, da Segurança Alimentar, José Graziano, e das Cidades, Olívio Dutra.

O Ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia e o ministro das Cidades, Olívio Dutra foram ao sitio arqueológico do município. Mares Guia disse que teve uma impressão fantástica e emocionante do trabalho de 300 anos, que ele considerou inusitado na conservação do acervo e ruínas das reduções jesuíticas dos séculos 17 e 18. Ele está convencido de que esse patrimônio histórico precisa ser divulgado para o Brasil. Mares Guia participou da assinatura do Projeto Roda Missões, que prevê a divulgação do acervo e das reduções jesuíticas de toda a região.

O Ministro Extraordinário da Segurança Alimentar,José Graziano Filho, que pela manhã instalou o núcleo gaúcho do programa Fome Zero aqui em Porto Alegre, viajou ao meio dia para São Miguel. Ele adiantou que a região deve ser incluída nos programas de ajuda do Governo Federal.

O Ministro Olívio Dutra está formalizando uma operação de crédito com recursos do orçamento da União para a elaboração do Plano Diretor de São Miguel das Missões.

É a integração do governo federal ao projeto lançado pelo Sebrae nacional e a Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões) em abril, que tem como meta promover o desenvolvimento dos 25 municípios que integram essa região por meio do turismo interligado ao agronegócio e ao artesanato.