Brasília, 31 (Agência Brasil - ABr) - Comer brócolis faz bem à saúde e o estômago agradece. É o que garantem pesquisadores norte-americanos da Escola de Medicina da Universidade John Hopkins, em trabalho publicado na 3ª feira (27), na revista científica Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Eles descobriram que o brócolis e o broto do vegetal têm uma substância química capaz de eliminar a bactéria H. pylori, causadora da úlcera e de alguns casos de câncer estomacal. É o sulforafane, que já se sabia ser um composto químico efetivo na proteção contra o câncer.
Os pesquisadores disseram que os dois vegetais têm uma quantidade considerável de sulforafane, mas não sabem informar ainda quanto de brócolis ou do broto uma pessoa teria que comer para estar "vacinado". Esse dado terá que ser fonte de pesquisas de longo prazo, afirmaram. Os testes até agora se limitaram a ratos, mas eles pretendem estendê-los a seres humanos. Ficou provado que o sulforafane consegue matar até a bactéria resistente a antibióticos mais usados contra o mal.
Os cientistas mostraram também que o composto tem ação dentro e fora das células, o que é extremamente positivo devido ao fato da bactéria ter a característica de se esconder dentro das células que recobrem as paredes internas do estômago. Esse detalhe torna o tratamento de úlcera um pouco mais complicado. Jed Fahey, que participou do estudo, destacou que o melhor da notícia é a comprovação de que o sulforafano protege contra o câncer, mas a vantagem é dupla porque "é seguro e saudável. Sinto-me bem ao sugerir que as pessoas comam mais vegetais". (Lana Cristina, com informações da CNN)