Brasília, 31 (Agência Brasil - ABr) - O diretor do Departamento de Desenvolvimento do Ensino Superior, do Ministério da Educação, José Luiz Valente, participa neste sábado, no campus universitário Professor José Rodrigues Seabra, da solenidade de transformação da Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG) em Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Na mesma cerimônia estão previstas a inauguração do Marco Histórico da instituição; a apresentação do coral da Unifei com músicas do repertório mineiro; e show pirotécnico. A transformação da Escola Federal de Engenharia de Itajubá em universidade foi concretizada a partir da publicação da Lei 10.435, assinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 24 de abril deste ano.
Atualmente, a Unifei oferece cursos de graduação em Administração, Física, Ciência da Computação, Engenharias da Computação Ambiental, de Controle e Automação, Elétrica, Hídrica, Mecânica e de Produção Mecânica. A instituição oferece ainda cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. A universidade tem 2,2 mil alunos, 270 servidores técnico-administrativos e cerca de 150 docentes, com 96% do quadro trabalhando em regime de tempo integral. Do total de docentes, 93% tem titulação de doutor ou mestre.
A Universidade Federal de Itajubá foi fundada em 23 de novembro de 1913, com o nome de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá. Foi a décima escola de Engenharia a se instalar no País. Em 1968, passou a se chamar Escola Federal de Engenharia de Itajubá (Efei). Na época, a instituição oferecia cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.