Ex-advogado de Marcos Valério é autorizado a cumprir pena em Belo Horizonte

13/12/2013 - 11h08

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília – A Polícia Federal (PF) confirmou hoje (13) que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o ex-advogado do empresário Marcos Valério, Rogério Tolentino, a cumprir pena em Belo Horizonte (MG) e que, portanto, ele não será transferido para Brasília.

Condenado pelo STF a seis anos e dois meses de prisão na Ação Penal 470, o chamado mensalão, Tolentino se entregou na Superintendência da PF, em Belo Horizonte, na noite de quinta-feira (12). Sua prisão havia sido decretada poucas horas antes dele se apresentar.

Tolentino é o 16º condenado preso por envolvimento no esquema de desvio de recursos públicos usados para a compra de apoio parlamentar a projetos de interesse do governo federal. Segundo a assessoria da PF, Tolentino passou a noite na superintendência. Hoje (13), após ser submetido a exames no Instituto Médico Legal (IML), o advogado foi transferido para a Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Ao se apresentar acompanhando por seu advogado, Paulo Sérgio Abreu e Silva, Tolentino afirmou aos jornalistas que tinha solicitado autorização para cumprir sua pena, em regime semiaberto, em Minas Gerais, antes mesmo da Justiça expedir seu mandado de prisão. A autorização do pedido torna desnecessário que ele seja levado para Brasília, como aconteceu com outros réus do mensalão federal.

Edição:  Valéria Aguiar

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil