Alemanha manifesta interesse em depoimento de Snowden

01/11/2013 - 12h39

Da Agência Brasil*

Brasília - O governo alemão manifestou hoje (1º) interesse em ouvir o ex-consultor contratado para prestar serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, sobre as supostas escutas à chanceler Angela Merkel.

“Se a mensagem é que o senhor Snowden tem coisas para nos dizer, então estamos perfeitamente dispostos a ouvir”, disse o ministro do Interior, Hans-Peter Friedrich.

Na última semana, depois das denúncias de espionagem divulgadas pela imprensa internacional, a Alemanha tem se articulado de diversas formas para tentar impedir, ou pelo menos normatizar, os casos relacionados à privacidade na internet e das comunicações. Na manhã de hoje, a Alemanha e o Brasil anunciaram a entrega às Nações Unidas de uma proposta de resolução sobre o tema.

O advogado de Edward Snowden na Rússia, Anatoly Kucherena, informou hoje que o cliente está disposto e pode ser ouvido por procuradores alemães sobre as supostas escutas norte-americanas ao telefone celular de Merkel.

Kucherena disse que a audiência teria de ter teria de ser feita na Rússia, pois Snowden não pode abandonar o território russo sob pena de perder de asilo temporário que lhe foi concedido pelo país, em agosto, por um ano.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil