Projeto no Rio reaproveita alimentos em cardápio ecológico

06/10/2013 - 19h03

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Regina Tchelly é paraibana da cidade de Serraria e veio para o Rio de Janeiro há 12 anos. Ela mora na comunidade da Babilônia, no Leme, zona sul da cidade e lá comanda o projeto Favela Orgânica, que desenvolve cardápios a partir do aproveitamento completo dos alimentos. "Quando eu comecei o projeto só tinha R$ 140 que consegui com algumas mulheres da comunidade para fazer uma oficina e ensinar a aproveitar tudo dos alimentos, como a minha família costumava fazer na Paraíba", contou Regina à Agência Brasil.

No início teve a ajuda dos feirantes que separavam para ela os vegetais que seriam descartados no fim da feira. Foi com eles que a cozinheira começou a montar o cardápio que hoje inclui pão de mel de casca de banana, quiche de talo de brócolis, doce de casca de abacaxi com capim limão, creme de casca de abóbora com canela, entre outros.

Além de ser contratado para fazer o buffet de eventos ligados ao meio ambiente, o projeto desenvolve oficinas para ensinar os moradores das comunidades da Babilônia e Chapeu Mangueira, também no Leme, o aproveitamento, o preparo e o planejamento das compras dos alimentos, experiência que é levada para oficinas em outros estados. "Já fizemos oficinas em vários estados e até voltei na Paraíba. A gente aproveita tudo, desde o talo até as cascas", disse.

Para desenvolver o projeto, Regina fez um curso de capacitação no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para poder estruturar a empresa, que completa dois anos hoje (6). "Aprendi a fazer o preço certo do meu serviço. Estava cobrando menos e tendo prejuízo", revelou.

A microempresária será um dos casos de sucesso que serão apresentados na Feira do Empreendedor organizada pelo Sebrae no Rio de Janeiro. As inscrições das empresas que quiserem expor os seus produtos e serviços podem ser feitas no site www.feiradoempreendedor-rj.com.br, até quinta-feira (10).

Durante quatro dias fornecedores terão a oportunidade de se aproximar das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais. A expectativa é reunir 30 mil visitantes. Para a analista do Sebrae-RJ e coordenadora da Feira, Mirella Marchito Condé, o encontro promove a competitividade das empresas e estimula a criação de novos empreendimentos.

"Para as empresas existentes a gente trabalha no intuito que sejam mais competitivas nas suas gestões e para aqueles que pretendem ser empresários a gente tem um grande espaço onde serão ofertadas oportunidades de negócios. Serão 100 estandes destinados a quem quer ser empreendedor", disse.

A coordenadora adiantou que vários segmentos estarão representados na feira e vão desde o setor de beleza até franquias dos setores de educação e de alimentos. "Estamos com uma diversidade bem grande. Vai ter o espaço em que candidato a empresário ou mesmo quem tem empresa pode pegar ideias para novas empresas e vai poder prospectar para ver o que está alinhado com o que ele gosta ou o que ele tem de capital. Tem ainda uma área para o conhecimento, onde ele vai poder participar de uma série de palestra, por exemplo de como abrir uma empresa", explicou.

O Sebrae desenvolve a Feira do Empreendedor nos estados que se candidatam para receber o encontro a cada dois anos. No caso do Rio, havia dez anos que o evento não ocorria na capital fluminense. Agora será entre 28 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Convenções SulAmerica, no Cento do Rio de Janeiro.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil