Relator adia apresentação do parecer da PEC do Voto Aberto em cassação de mandato

25/09/2013 - 17h15

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A apresentação do parecer sobre o mérito da proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o voto aberto em votação para a cassação de mandato parlamentar foi adiada para quarta-feira, 2 de outubro. O pedido foi feito pelo relator da proposta, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), ao presidente da comissão especial que analisa a PEC, deputado Sibá Machado (PT-AC).

Macris informou que seu parecer está pronto, mas que preferiu adiar a apresentação para que o Senado possa votar até quarta-feira (2) a PEC que institui o voto aberto em todas as votações do Parlamento. A PEC já foi aprovada em dois turnos pela Câmara e, no Senado, já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda a votação em dois turnos no plenário.

“Estamos esperando que o Senado vote a PEC mais ampla, até porque o eleitor tem o direito de saber como vota seu representante em todas as questões. O meu partido, o PSDB, defende a votação aberta em todos os casos. Este, também, é o desejo da sociedade brasileira”, disse Macris. Ele teme que a aprovação da PEC do Voto Aberto no caso de cassaçãos, pela Câmara, possa ser interpretada pelo Senado como uma senha para o arquivamento da proposta mais ampla.

Macris disse que se até quarta-feira o Senado não aprovar a proposta que está em tramitação na Casa, ele apresentará seu parecer para a votação na comissão e, em seguida, no plenário da Câmara. Ele também informou que o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), já se comprometeu em colocar a proposta na ordem do dia do plenário tão logo seja aprovada na comissão especial.

Edição: Fernando Fraga

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil