Equipe de inspetores da ONU volta a Damasco

25/09/2013 - 15h41

Da Agência Lusa

Brasília - Uma equipe de inspetores das Nações Unidas (ONU) vai voltar hoje (25) a Damasco, capital da Síria, para continuar a investigar denúncias sobre o uso de armas químicas no país.

"A missão liderada pelo professor Ake Sellström vai voltar na quarta-feira à Síria para completar o seu mandato e investigar as denúncias restantes, incluindo o incidente de 19 de março em Khan Al Assal", informou o gabinete do porta-voz da ONU, em comunicado emitido ontem (24).

Em 20 de março, Damasco pediu às Nações Unidas, por meio do embaixador da Síria na ONU, Bashar Jaafari, uma investigação sobre as denúncias do uso de armas químicas por forças de oposição, em Khan Al Assal, perto de Alepo.

Em referência às notícias publicadas nos últimos dias sobre a existência de um arsenal químico sírio, o comunicado da ONU indicou que a Organização para a Proibição de Armas Químicas não partilhou essa informação com a missão das Nações Unidas. "A responsabilidade de verificar os inventários e eliminar os arsenais químicos na Síria é da organização, uma tarefa que está fora do mandato da missão de peritos, que é investigar as denúncias de
uso dessas armas", acrescenta a nota.