Maldivas elegem novo presidente após 18 meses de instabilidade

07/09/2013 - 10h36

Da Agência Brasil*
  
Brasília - Cerca de 240 mil eleitores das Maldivas vão às urnas hoje (7) para escolher o presidente do país, 18 meses depois de o primeiro presidente eleito democraticamente, Mohamed Nasheed, ter sido forçado a se demitir. Após 30 anos de ditadura, Nasheed disse que foi obrigado a deixar o cargo, sob ameaça da polícia, por simpatizantes do antigo ditador. Desde fevereiro de 2012 as Maldivas passam por uma grande instabilidade política.

A comissão eleitoral anunciou a divulgação do resultado para as 23h (hora local), mas os números finais serão conhecidos na manhã de domingo (8). Quatro candidatos disputam o cargo. Caso nenhum consiga mais de 50% dos votos, haverá segundo turno no próximo dia 28 com os dois candidatos mais votados.

Mohamed Nasheed, do Partido Democrático das Maldivas, foi substituído no cargo pelo até então aliado Mohamed Waheed, que concorre hoje como candidato independente. Também estão na disputa o magnata e líder do Partido da Justiça, Gasim Ibrahim, e o meio-irmão do ditador Maumun Abdul Gayum e candidato do Partido Progressista, Abdulla Yameen.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Andréa Quintiere