Indústria brasileira espera que Azevêdo mude regras de comércio internacional

30/08/2013 - 15h16

Carolina Gonçalves*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Com a promessa de buscar novos caminhos para o comércio internacional, a posse de Roberto Azevêdo, que assume a diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), no próximo dia 9, é aguardada com expectativa pela indústria brasileira. O setor espera que Azevêdo promova mudanças no regime de comércio mundial capazes de facilitar regras, reduzir taxas e agilizar o desembaraço de mercadorias.

Em uma nota divulgada hoje (30), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacou que Azevêdo trará estímulos e novas oportunidades para os negócios e garantiu que o otimismo não tem relação com o fato do novo diretor ser brasileiro. As indústrias nacionais acreditam que o novo dirigente da OMC buscará o acordo de modernização dos procedimentos aduaneiros e o fim de entraves burocráticos.

O diretor de desenvolvimento industrial da CNI, Carlos Abijaodi, disse que essas medidas compõem a agenda de competitividade para a indústria nacional. Abijaodi lembrou que os custos de transações vão além do custo de produção, por incluírem as perdas decorrentes de burocracia, pagamentos de taxas, dificuldade de acesso à informação e insegurança.

No texto, a confederação ainda destaca um levantamento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que indica que o acordo poderia reduzir em 10% os custos de transações para países desenvolvidos e entre 13% e 15% para países em desenvolvimento.

Azevêdo vai assumir a organização com praticamente toda a equipe formada, incluindo especialistas de diferentes nacionalidades. A cerimônia de posse estava prevista para o dia 1º, mas foi remarcada pela OMC e será realizada no dia 9. O processo de eleição de Azevêdo foi iniciado em março, quando nove candidatos disputaram a vaga. Em abril, a escolha ficou entre Azevêdo e o mexicano Herminio Blanco e o brasileiro saiu vitorioso.

*Colaborou Renata Giraldi
Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil