Equador convoca embaixador do país no Egito para esclarecer violência

15/08/2013 - 10h36

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Equador, Rafael Correa, mandou chamar o embaixador equatoriano no Egito, Edwin Johnson López, para prestar esclarecimentos sobre a onda de violência que atingiu o país, matando mais de 500 pessoas em dois dias. Em comunicado, a exemplo do Brasil, o Equador rechaçou a violência e apelou para o comprometimento com os valores democráticos.

O governo do Equador ressaltou que o Egito está ameaçado de romper com a democracia, depois de viver eleições democráticas em junho de 2012. Para as autoridades equatorianas, a destituição do poder do presidente Mouhamed Mursi, em 3 de julho, transgrediu a ordem democrática.

Desde junho, os protestos se tornaram frequentes no Egito. Ativistas favoráveis ao presidente deposto e contrários a ele se enfrentam nas ruas do Cairo, a capital, e das principais cidades egípcias.

Os protestos mais intensos ocorreram entre os dias 13 (anteontem) e 14 (ontem). O Brasil e representantes de vários países condenaram a violência no Egito. Para algumas autoridades, a forma como as forças policiais combateram os protestos é considerada massacre. Segundo o balanço oficial, entre os mortos há 43 policiais.

*Com informações da agência pública de notícias do Equador, Andes 

Edição: Graça Adjuto