Manifestantes iniciam concentração para passeata no centro do Rio

12/08/2013 - 19h02

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Dezenas de manifestantes estão concentrados na praça atrás da Igreja da Candelária para uma passeata pelas ruas centrais do Rio. A rota provável da manifestação, segundo os organizadores, é seguir pela Avenida Rio Branco, até a Câmara Municipal, e depois continuar até o Tribunal de Justiça (TJ) e a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). O protesto foi divulgado pelo grupo Anonymous por meio das redes sociais e tem a participação de integrantes do grupo Black Blocs.

Por último, os manifestantes pretendem retornar até a Câmara, onde devem se juntar às pessoas que protestam contra a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus, que elegeu para a presidência da comissão o vereador Chiquinho Brazão (PMDB), em vez do vereador Eliomar Coelho (Psol), propositor da comissão. Pela tradição parlamentar, o cargo deveria ter sido ocupado pelo autor da proposta. Em frente ao prédio do Legislativo municipal foi montado um acampamento em apoio aos manifestantes que prosseguem ocupando o plenário da Câmara desde a última sexta-feira (9).

A Polícia Militar deslocou um efetivo reforçado para acompanhar a manifestação. Os policiais chegaram em seis micro-ônibus e dez viaturas, mas se limitam a observar a concentração de manifestantes.

Edição: Fábio Massalli // matéria atualizada às 18h10 para acréscimo de informações

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil