Mantega diz que IPCA de julho mostra que inflação sempre esteve sob controle

07/08/2013 - 11h27

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou “muito bom” o resultado, em julho, do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial. Segundo ele, o indicador mostra que a inflação sempre esteve sob controle. Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que no mês passado o IPCA ficou em 0,03% em comparação a junho.

“O que nós estamos vendo é que a inflação baixou mesmo. Nós tivemos a cesta básica ontem caindo ao seu menor nível há muito tempo e o IPCA próximo de zero [hoje]. Portanto, isso significa que a inflação sempre esteve sob controle e agora voltou para o patamar normal desta época do ano.”, disse Mantega.

O ministro destacou que isso não significa uma redução no índice nos próximos meses, devido à sazonalidade normal do período. “Voltará a subir um pouco nos próximos meses porque todo ano acontece isso. Então, estou antecipando antes que alguém diga: ah! A inflação vai voltar. Claro, a inflação tem uma sazonalidade e ela está tendo um comportamento normal agora no país”, acrescentou.

Mantega disse ainda que a expectativa da equipe econômica é de que a inflação de 2013 seja menor do que a registrada no ano passado. “Não sei. Provavelmente, sim [será menor]", completou.

Edição: Graça Adjuto

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil