Greve do setor elétrico pode terminar amanhã

07/08/2013 - 19h14

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A greve do setor elétrico está perto de terminar, segundo entendimento selado hoje (7) em audiência conciliatória no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O contrato coletivo dos eletricitários pelos próximos dois anos deve ser assinado na Seção de Dissídios Coletivos do TST na segunda-feira (12).

Os sindicatos levarão a proposta de acordo para as assembleias de trabalhadores até as 18h de amanhã (8), quando o encerramento da greve deve ser definido. O acerto prevê a reposição salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado até maio deste ano, com reajuste real de salário de 0,8% retroativo ao mesmo mês.

Em janeiro de 2014, haverá outro reajuste real de 0,7%, e, em setembro do mesmo ano, novo reajuste real de 1%. As partes mantiveram as cláusulas do último acordo coletivo com atualização pelo IPCA dos itens que envolvem gastos, como tíquetes-refeição e alimentação.

Os trabalhadores compensarão cinco dias não trabalhados e as empresas do sistema Eletrobras abonarão o restante. Os trabalhadores contratados até dezembro de 2012 continuarão a receber o adicional de periculosidade conforme regras em vigor na época. Desde então, uma lei alterou a base de cálculo, tema que vem sendo questionado na Justiça.

Ao sair de reunião no Ministério de Minas e Energia, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse que teve boa impressão durante a audiência de conciliação desta quarta-feira no TST. “Eu tenho a impressão de que fomos bem. Amanhã teremos as assembleias gerais [dos trabalhadores] e estou esperançoso de que a greve termine amanhã.”

Edição: Nádia Franco//Matéria ampliada às 18h35 para inclusão de declaração do presidente da Eletrobras

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil