Correção de número de clientes da SKY reduz assinantes de TV paga no país

04/07/2013 - 19h34

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O setor de TV por assinatura apresentou redução no número de assinantes no mês de maio. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados hoje (4), foram 35,26 mil assinaturas a menos no mês, com uma queda de 0,21% na base de assinantes em relação a abril.

De acordo com a Anatel, a queda registrada foi influenciada principalmente por uma redução de 130,45 mil assinaturas do Grupo SKY.

A SKY não explicou o motivo da queda na base de clientes, apenas informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “os números refletem a correção apresentada pela SKY à Anatel”.

Na semana passada, a DirecTV, controladora da SKY, informou em comunicado ao mercado norte-americano que sua unidade SKY no Brasil havia “inflado” a base de assinantes em 200 mil clientes no final de março.

Segundo a Anatel, o total de assinantes registrado no país em maio ficou em 16,93 milhões. Considerando o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV por assinatura são distribuídos para aproximadamente 54,2 milhões de brasileiros e estão presentes em 27,9% das residências. Em abril, esse percentual era 28,1%.

Mesmo com a queda no número de assinantes da SKY, os serviços prestados via satélite continuam com a maior participação no mercado, com 61,9% da base de assinantes, enquanto a TV a cabo alcançou 37,8% das assinaturas.

Edição: Juliana Andrade

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