Municípios da Baixada Fluminense se unem para melhorar a saúde na região

02/07/2013 - 23h50

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os prefeitos dos municípios da Baixada Fluminense se reuniram, na tarde de hoje (2), com o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves, na sede da prefeitura de Duque de Caxias, com o objetivo de firmar uma parceria para elaborar um planejamento de saúde para a região. O documento será encaminhado dentro de 25 dias à presidenta Dilma Rousseff.

Para melhorar a qualidade básica de saúde, os prefeitos dos 13 municípios da região vão contar com a assessoria de técnicos da universidade. Eles farão um levantamento para identificar os principais problemas e propor soluções. Segundo o reitor Ricardo Vieiralves, o trabalho das equipes será exclusivamente técnico. “Nosso diagnóstico será técnico, caberá aos prefeitos adotar as decisões políticas”, disse.

De acordo com o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), todos os municípios da região enfrentam carência na área da saúde. “Os municípios não têm como manter hospitais de média e alta complexidade, mas podem intensificar a questão da atenção básica de saúde. Queremos ampliar o número de pontos de atendimento. O que estamos buscando não são investimentos e, sim, recursos para aumentar a rede de atenção básica”, disse.

Na quinta-feira (4), ocorrerá a primeira reunião dos secretários de Saúde dos municípios da Baixada Fluminense com a equipe da universidade. Na ocasião, será apresentada uma radiografia da situação atual da saúde na região.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil