Agência das Nações Unidas quer usar experiência brasileira na produção de biocombustíveis

01/07/2013 - 8h38

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), Li Yong, disse hoje (1º) ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que há interesse em utilizar a experiência brasileira na produção de biocombustíveis para disseminar o uso de energias renováveis. Patriota conversou com Li Yong em mandarim, durante reunião em Viena (Áustria). Bem-humorado, o chinês elogiou o mandarim de Patriota.

Diplomatas que acompanharam a reunião disseram à Agência Brasil que o diretor-geral da Unido quer aumentar a cooperação sobre o desenvolvimento industrial na África e em países em desenvolvimento. Para Li Yong, uma das alternativas é ampliar as parcerias envolvendo o Brics  (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul).
  
Li Young foi nomeado para a Unido, para um mandato de quatro anos, em substituição ao africano  Kandeh Yumkella (de Serra Leoa). A Unido é uma agência das Nações Unidas que apoia os países em desenvolvimento e países com economias em transição em reação à marginalização no mundo globalizado.

A Unido se destina a estimular e desenvolver o conhecimento, os instrumentos, a informação e a tecnologia na promoção de uma economia com crescimento de produtividade e competitividade. A agência foi criada em 1966 e transformada em um organismo especializado em 1985. A entidade reúne 171 países, a sede é em Viena e tem escritórios em 35 países em desenvolvimento.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil