Carlos Minc fiscaliza obras para a recuperação de Petrópolis

19/06/2013 - 12h46

 

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Para detalhar as obras de recuperação de Petrópolis, região serrana do Rio, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidenta do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, participam de uma reunião, hoje (19), na Câmara de Vereadores. A revitalização da cidade ocorre por causa das chuvas que assolaram Petrópolis em janeiro de 2011.

Carlos Minc informou que o governo está investindo R$ 700 milhões em obras ambientais e de realocação de famílias nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, as duas últimas também na região serrana. Segundo ele, até agora já foram gastos R$130 milhões com a recuperação de oito trechos de rios e transferência de 800 famílias das áreas de risco dessas cidades.

O secretário informou que é normal a visita para verificar o andamento das obras e ouvir a população. Após as vistorias, Minc participará de audiência pública na Câmara dos Vereadores de Petrópolis, onde discutirá o processo de fiscalização das obras.

“Estamos fazendo isso sistematicamente em municípios da região serrana, na Baixada [Fluminense] e outras áreas de riscos. Estamos introduzindo, também, nas escolas, a educação ambiental para os alunos desde cedo. Em Petrópolis, são várias obras que devem durar de dois a três anos”, explicou o secretário.

Carlos Minc destacou que a maior dificuldade, em  Petrópolis, é o espaço para a construção de casas e deslocamento das famílias. “O andamento das obras está normal. A maior dificuldade é a questão das casas, porque a região é espremida entre as encostas e os rios”, disse. Ele acrescentou que, no município, há poucos terrenos disponíveis fora das áreas de riscos.

Edição: Marcos Chagas
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil