Investimentos foram o principal fator da demanda do país no início do ano

29/05/2013 - 11h47

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos no país, teve um crescimento de 4,6% no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, segundo dado divulgado hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o principal motor da demanda do país no período.

Os investimentos já tinham crescido 1,3% no último trimestre de 2012. Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, os investimentos também se destacaram, com alta de 3%, depois de sucessivas quedas no ano passado. O dado é resultado de uma maior importação e maior produção interna de bens de capital.

Segundo o IBGE, os destaques da indústria da transformação foram a produção em setores como os de caminhões, outros equipamentos de transporte (como aviões e navios) e máquinas e equipamentos elétricos, justamente os bens de capital.

Apesar da maior produção de bens de capital, a indústria teve resultados negativos de 0,3% na comparação com o trimestre anterior e de 1,4% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil