Comércio da Grande São Paulo tem crescimento de 2,5% nos empregos formais

03/05/2013 - 18h34

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O número de empregados formais no varejo da região metropolitana de São Paulo cresceu 2,5% em fevereiro, chegando a 1 milhão de trabalhadores. No mesmo mês de 2012, o comércio da região tinha 976,3 mil empregados, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O número de fevereiro representa, no entanto, uma redução de 7,2 mil vagas em comparação ao nível de emprego de dezembro. Para a entidade, o cenário econômico de inflação alta com estagnação econômica inibe os empresários na ampliação do quadro de pessoal. A pesquisa é feita com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

“É natural que os empresários do comércio fiquem mais cautelosos em fazer investimentos em seus negócios, até no aumento do seu quadro de funcionários, mesmo com as medidas pontuais que o governo vem tomando para estimular o crescimento interno”, ressalta o estudo.

O saldo de empregados, número de admitidos menos os dispensados, em fevereiro, chegou a 772 trabalhadores, enquanto o índice de rotatividade alcançou 4,6%. Em fevereiro de 2012 o saldo foi 1,5 mil. No mesmo mês do ano passado foi registrado aumento de 4,1% no número total de empregados no varejo da metrópole paulistana.

Os setores que registraram queda no número de empregados em fevereiro deste ano foram o de vestuário e calçados, redução de 91 postos; eletroeletrônicos e eletrodomésticos (-85); e lojas de departamento (-18).

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil