Atual governo do Paraguai trabalhará em parceria com o grupo do presidente eleito

24/04/2013 - 8h31

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma equipe de transição vai atuar em conjunto no Paraguai até a posse do presidente eleito, Horacio Cartes, em 15 de agosto. Os atuais ministros José Félix Fernández Estigarriba (Relações Exteriores), Carmelo Caballero (Interior) e Manuel Ferreira (Fazenda) trabalharão sob a coordenação do vice-presidente Oscar Denis.

A equipe atuará em parceria com o grupo designado por Cartes sob a coordenação de Juan Carlos López Moreira, que está com o presidente eleito desde 1999. Também participarão Leila Rachid Lichi e Germán Rojas Irigoyen.

Leila Rachid é diplomata e doutora em ciências políticas pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha. Foi ministra das Relações Exteriores (2003-2006). Germán Rojas Irigoyen foi presidente do Diretório do Banco Nacional de Fomento (2003-2007) e do Banco Central do Paraguai (2007-2008).

Fernández Estigarribia participou anteontem (22) da primeira reunião com o atual presidente,  Federico Franco, e Cartes. Segundo o chanceler, ele mencionou durante a reunião o cenário internacional e a situação do Paraguai – suspenso temporariamente do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Na reunião, Franco disse que pretende facilitar todos os trâmites e tarefas para a equipe de transição de Cartes.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguai

Edição: Graça Adjuto