Lançada pesquisa sobre situação dos trabalhadores da indústria de alimentação

24/04/2013 - 0h32

Da Agência Brasil

Brasília - A pesquisa Perfil dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, lançada hoje (23) durante a assembleia-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, em Brasília, faz um levantamento da situação dos trabalhadores do setor. De acordo com Fernando Amorim, técnico Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), entidade responsável pelo estudo, a pesquisa aponta o crescimento do número de trabalhadores e a fragmentação dentro das diversas indústrias da alimentação.

"A concentração regional no Sul e no Sudeste é outro dado relevante. A importância da pesquisa se dá porque, a partir de um diagnóstico mais apurado, é possível fazer ações mais focadas em determinado setor, já que a indústria da alimentação tem setores muito díspares, muitas vezes atrelados e dependentes de outros setores”, disse

Segundo ele, a ideia agora é fazer um perfil de categoria específico para cada segmento, de forma que se possa entender melhor as desigualdades existentes no mercado e, por exemplo, diminuir as diferenças de remuneração por região.

Para o presidente da confederação, Artur Bueno de Camargo, a pesquisa será um importante instrumento de trabalho para a entidade, sobretudo, para as recém-criadas secretarias nacionais, que abrangem os setores da alimentação e reúnem diversos movimentos sociais.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil