Moradias populares serão construídas em área onde ocorreu tentativa de reintegração

27/03/2013 - 14h02

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A área de 132 mil metros quadrados na Rua Bento Guelfi, no Jardim Iguatemi, zona leste da capital paulista, onde vivem 750 famílias, vai ser desapropriada judicialmente ou adquirida pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) para a construção de moradias populares. Ontem (26) de manhã ocorreu no local uma tentativa de reintegração de posse e houve confronto entre a Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) e os moradores. Os PMs usaram bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e balas de borracha para dispersar os manifestantes. No início da tarde, a ação foi suspensa pela Justiça.

O decreto que torna o terreno área de interesse social foi publicado hoje (27) no Diário Oficial do Município. De acordo com a Cohab, as famílias serão cadastradas nos próximos dias pela prefeitura, enquanto ocorre o processo de desapropriação do terreno, para que novos moradores não ocupem o local. Durante todo o processo, essas famílias poderão permanecer no terreno.

Segundo a companhia, será elaborado um projeto habitacional, em conjunto com representantes  dos moradores. A Cohab informa que na área, provavelmente, serão construídos prédios e as famílias vão ser retiradas quando começarem as obras. Durante a construção das moradias, elas receberão auxílio-aluguel.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil