Francisco recomenda que fiéis sigam exemplo de Cristo aprendendo a perdoar e a conviver com os pobres

27/03/2013 - 11h56

Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O papa Francisco fez hoje (27) a primeira audiência geral e lotou a Praça São Pedro, em frente à basílica de mesmo nome. Ele dedicou o sermão à catequese da Semana Santa. Depois da Páscoa, o ele disse que vai retomar as catequeses sobre o Ano da Fé, como fazia o papa emérito Bento XVI. Francisco destacou que a Semana Santa é o período para que os fiéis lembrem que é necessário seguir o exemplo de Jesus Cristo, aprendendo a perdoar e a conviver com os pobres e humildes.

“Mas o que significa viver a Semana Santa para nós?”, perguntou o papa. “É acompanhar Jesus no seu caminho rumo à cruz e à ressurreição. Em sua missão terrena, ele falou a todos, sem distinção, aos grandes e aos humildes, trouxe o perdão de Deus e sua misericórdia, ofereceu esperança; consolou e curou. Foi presença de amor.”

O papa reiterou que o exemplo de Cristo é válido para todos. “Que tudo isso tem a ver conosco? Significa que esta é também a minha, a tua, a nossa caminhada”, ressaltou. Francisco advertiu que não basta ir à igreja: “Não podemos nos contentar com uma oração, uma missa dominical distraída e não constante”.

O sermão foi feito em italiano, mas a síntese da catequese e da saudação foi lida por um tradutor. Em português, o responsável pela leitura foi o padre Bruno Lins. “Queridos peregrinos de língua portuguesa, particularmente, os grupos de jovens vindos de Portugal e do Brasil: sede bem-vindos. Desejo-vos uma Semana Santa abençoada, seguindo o Senhor com coragem e levando a quantos encontrarem o testemunho luminoso do seu amor”, disse.

*Com informações da Rádio Vaticano


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil