Ministro da Integração visita Rio após fortes chuvas na região serrana

18/03/2013 - 20h10

Mariana Tokarnia
Repórte da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, desembarca amanhã (19) na capital do Rio de Janeiro, por volta das 13h. O ministro ainda não definiu a agenda, mas deve visitar as áreas afetadas pelas fortes chuvas na região serrana do estado, encontrar-se com autoridades e discutir os impactos da tragédia. Ainda hoje, o secretário da Defesa Civil, coronel Humberto Viana viaja ao local com uma equipe de cinco técnicos interdisciplinares a fim de avaliar os estragos causados pelas chuvas.

Segundo o Ministério da Defesa, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) estará disponível para o secretário Viana e para os técnicos a partir das 9h. De acordo com o Ministério da Integração, as defesas civis dos estados e municípios afetados foram acionadas. A Força Nacional da Defesa Civil ainda não foi solicitada. Segundo as pastas, isso pode ser feito online, 24 horas por dia, por pedido do estado ou dos municípios.

Nas últimas 24 horas, os municípios da região serrana, que registram maior quantidade de chuva foram Teresópolis, onde choveu 354,4 milímetros (mm), Petrópolis (340,2 mm), Resende (243,9 mm). Na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, no distrito de Xerém choveu 299,6 mm, e no Rio choveu 169,5 mm.

Pelo menos 50 pessoas estão desalojadas em Nova Friburgo, região serrana fluminense. Em Petrópolis, 13 pessoas morreram, vítimas de deslizamentos de encostas em decorrência das chuvas registradas entre a noite de ontem (17) e a madrugada de hoje. Em Angra dos Reis, 36 pessoas estão desabrigadas e a cidade está em alerta por causa do risco de deslizamento de encostas e transbordamento de rios.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil