Petrobras recebe casco de navio que será convertido em plataforma para a Bacia de Campos

31/01/2013 - 21h19

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Atracou hoje (30) no cais do Estaleiro Quip, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, o casco do navio que será convertido na Plataforma P-63 que a Petrobras vai utilizar para produzir petróleo no Campo de Papa-Terra, na área do pós-sal da Bacia de Campos.

O processo de integração e comissionamento do casco do navio que resultará na FPSO P-63 (plataforma que produz, armazena e escoa petróleo e gás natural) será feito pelo consórcio formado pelas empresas Quip e BW Offshore, no Canteiro Honório Bicalho, localizado em Rio Grande. A previsão é que as atividades de construção terminem no primeiro semestre deste ano. 

Última das etapas de construção da unidade, os serviços de integração consistem em instalar e interligar ao FPSO os módulos que irão compor o navio. O casco da nova unidade foi convertido no estaleiro Cosco, na China.

A P-63 terá capacidade para processar 140 mil barris de petróleo por dia, armazenar um total de 1,4 milhão de barris de óleo e produzir 1 milhão de metros cúbicos diários de gás natural; além da geração de 98 megawatts de energia (MW).

O campo de Papa-Terra integra o consórcio formado pela Petrobras (operadora com 62,5% de participação) e a Chevron com 37,5% da parceria.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.