Tempestade Sandy castiga os Estados Unidos

30/10/2012 - 12h28

Yara Aquino*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A passagem da tempestade Sandy pela Costa Leste dos Estados Unidos provocou enchentes e apagões em Nova York e matou pelo menos 15 pessoas em todo o país. O presidente Barack Obama declarou hoje (30) estado de grande catástrofe na cidade.

A decisão do presidente permite liberar fundos federais para apoiar as vítimas do furacão nos condados do Bronx, de Kings, Nassau, Nova York, Richmond, Suffolk e Queens, informou a Casa Branca em comunicado. O estado de grande catástrofe foi também decretado para Nova Jersey. A tempestade Sandy chegou na noite de ontem (29) pela costa de Nova Jersey.

Apesar de em Nova York a tempestade ter sido rebaixada da categoria furacão para a ciclone, houve alagamento de estações de metrô, túneis e estacionamentos subterrâneos. Em Manhattan, uma vasta área ficou sem energia elétrica. Com isso, pacientes tiveram de ser retirados de um hospital.

A avaliação do órgão que responde pelo metrô nova-iorquino é que os danos causados pela Sandy ao sistema de transportes coletivo foram sem precedentes. “O sistema de metrô de Nova York tem 108 anos, mas nunca encarou um desastre tão devastador quanto o que vivemos na noite passada'', afirmou Joseph Lhota, presidente da Autoridade de Transporte Metropolitano.

Ao longo de todos os 1.290 quilômetros da Costa Leste, mais de 5 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade e 1 milhão de pessoas tiveram de deixar suas residências. A estimativa é que a supertempestade afete 50 milhões de pessoas no país. Muitos moradores estão estocando alimentos como forma de precaução.

A mais antiga usina nuclear dos Estados Unidos, Oyster Creek, em Nova Jersey, entrou em estado de alerta, devido à elevação das águas. Hoje de manhã, o governador de Nova Jersey, Chris Christie, informou que três pessoas morreram no estado, um total de 2,4 milhões de domicílios estão sem energia e quase 200 estradas foram fechadas.

A estimativa é que 14 mil voos de companhias nacionais e internacionais já tenham sido cancelados. Em função da Sandy, o presidente Barack Obama e seu rival na disputa presidencial, o republicano Mitt Romney, suspenderam atividades de campanha a pouco mais de uma semana para a eleição.

* Com informações da Lusa e da BBC Brasil.

Edição: Graça Adjuto