Mobilização da comunidade americana no Rio é a maior dos últimos 20 anos

27/10/2012 - 11h54

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Como os Estados Unidos permitem o voto pelo correio para quem está no exterior, os cidadãos norte-americanos que vivem no Brasil podem ajudar a eleger o novo ocupante da Casa Branca. Muitos deles já deixaram sua cédula preenchida no Consulado do Rio de Janeiro, para que seja enviada aos Estados Unidos e depositada nas urnas daquele país.

Outros ainda deverão fazê-lo nos próximos dias. Sem citar números, a vice-cônsul dos Estados Unidos no Rio, Ana Adler, disse que a mobilização da comunidade norte-americana em torno da eleição deste ano é a maior dos últimos 20 anos. “Tem mais gente votando, mais pessoas buscando informações sobre como se registrar e sobre como votar. A mobilização é a maior que o consulado já vivenciou nos últimos 20 anos”, disse.

Segundo Ana Adler, ainda há tempo de entregar a cédula no consulado, ou nas demais representações diplomáticas dos Estados Unidos no Brasil. Para os eleitores de alguns estados americanos, ainda é possível pedir uma cédula de votação, como em Nevada, onde a solicitação pode ser feita até terça-feira (30).

Mas, como faltam apenas dez dias para a eleição presidencial, Ana Adler ressaltou que não há como garantir que a cédula chegue a tempo de ser computada na apuração dos votos. “Mas também podem prorrogar o prazo para recebimento das cédulas. Numa eleição passada, quando [George W.] Bush foi eleito, eles estenderam o prazo, porque [a disputa] estava tão apertada, que cada voto teve que ser contado.”

Edição: Nádia Franco//A matéria foi alterada às 18h36 do dia 29 de outubro, para corrigir a informação de que os Estados Unidos permitem o voto, pelo correio, para estrangeiros. O correto é que os cidadãos norte-americanos que estão no exterior podem votar nas eleições de seu país