Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A dez dias da eleição presidencial, marcada para 6 de novembro, a corrida para a Casa Branca permanece indefinida. O presidente que busca a reeleição, Barack Obama, e o candidato republicano, Mitt Romney, disputam voto a voto a preferência do eleitorado dos Estados Unidos.
Quando não indicam pequena vantagem para um dos lados, as pesquisas de intenção de voto mais recentes mostram empate técnico entre os dois candidatos. Na pesquisa da rede de televisão CNN, divulgada no dia 26, por exemplo, Romney aparece com 48% e Obama, com 47% das intenções de voto.
Já a pesquisa do Instituto Gallup, feita entre os dias 18 e 24 deste mês, aponta liderança de Obama por 1 ponto percentual, com 48% entre os eleitores registrados. Mas, como o voto nos Estados Unidos não é obrigatório, o mais importante são aqueles eleitores que realmente devem votar. E, para este grupo, Romney aparece como favorito, com 50% das intenções de voto, 3 pontos percentuais a mais que Obama.
Um fator que torna mais complexas as pesquisas de intenção de voto nos Estados Unidos é o fato de a eleição ser decidida pelo colégio eleitoral, e não pela maioria dos eleitores. Por isso, mais importante que saber quantos eleitores votarão em qual candidato, é conhecer em quais estados cada candidato será mais votado.
Segundo pesquisa de intenção de voto do jornal The New York Times, com base na votação que cada candidato deve receber por estado, Obama leva vantagem com 185 votos de 15 estados garantidos e 58 votos de seis estados tendendo para ele.
Pela pesquisa, Romney está com 180 votos de 22 estados garantidos e 26 votos de três estados tendendo para ele. No cenário apresentado pelo The New York Times, estariam em jogo, nos próximos dias, 89 votos de sete estados indecisos. Os principais são Flórida (29 votos), Ohio (18) e Virgínia (13).
“Ohio e Flórida, como ocorreu na maioria das eleições anteriores, são locais críticos [para este pleito]. A maioria das pesquisas recentes mostra Obama à frente em Ohio e Romney à frente na Flórida. Em Virgínia, também parece que vai ser apertado. Era um estado majoritariamente republicano até 2008 [quando o democrata venceu ali] e Obama espera repetir ali sua vitória daquele ano”, afirma Chris Galdieri, pesquisador do Saint Anselm College, tradicional instituição de estudos políticos de New Hampshire.
Aliás, New Hampshire, com quatro votos, é um dos outros estados indecisos, segundo a pesquisa do New York Times, junto com Wisconsin (dez votos), Colorado (nove) e Iowa (seis).
Já para a CNN, os seis votos de Nevada, que são dados a Obama pelo New York Times, ainda estariam indefinidos. Isto é, para a rede de televisão oito estados, com 95 votos, ainda estariam indecisos.
“Obama também levou Colorado, Iowa e New Hampshire facilmente em 2008, mas está parecendo muito mais apertado neste ano. Nevada votou em Obama em 2008 e provavelmente o fará de novo neste ano. Mas a campanha de Romney acha que eles têm alguma chance ali”, disse Galdieri.
Segundo o especialista, nos três estados, nenhum dos dois candidatos tem margem suficiente para fazer o outro desistir da disputa. “As [duas] campanhas têm dinheiro e pessoal suficiente para se manter ativas em cada um desses estados
Edição: Nádia Franco
Votos no colégio eleitoral é que decidem eleição norte-americana
Romney e Obama disputam votos com outros candidatos à Presidência
Na reta final, Obama se apoia na mobilização de eleitores e Romney, na TV
Voto presencial antecipado é permitido em mais de 30 estados
Romney e Obama disputam votos com outros candidatos à Presidência
Mobilização da comunidade americana no Rio é a maior dos últimos 20 anos