Atividade econômica cresceu 0,98% em agosto, segundo o Banco Central

11/10/2012 - 22h41

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O nível de atividade econômica do país aumentou 0,98% em agosto, comparado ao mês anterior - quase o dobro da taxa de 0,42% anotada em julho. Em relação a agosto do ano passado, o crescimento chegou a 3,12%, de acordo com números divulgados hoje (11) pelo Banco Central (BC).

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) ficou em 143,91 pontos, ante 142,52 pontos em julho deste ano. Com isso, a expansão da produção acumula 1,03% no ano e 1,06% nos 12 meses encerrados em agosto.

Criado pelo BC para antecipar os resultados aproximados do Produto Interno Bruto (PIB) - soma das riquezas e serviços produzidos no país - o IBC-Br é mais um dos parâmetros considerados pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na hora de definir os rumos da taxa básica de juros (Selic).

O IBC-Br incorpora e sintetiza informações sobre os diferentes setores da economia, como indústria, serviços e agropecuária, na tentativa de antecipar a evolução da atividade econômica. A projeção se assemelha ao número consolidado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o PIB, divulgado posteriormente e com edição trimestral. O IBC-Br é mensal e, de acordo com a autoridade monetária, não mede e nem projeta o PIB.

 

Edição: Aécio Amado