Patriota e chanceler do Uruguai detalham hoje parcerias em vários setores

05/10/2012 - 7h39

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do Uruguai, Luis Almagro, reúnem-se hoje (5) no Rio de Janeiro para discutir detalhes sobre o mecanismo denominado Novo Paradigma para a Relação Brasil-Uruguai. O mecanismo ratifica a iniciativa de um tratamento diferenciado entre os dois países. A ideia é ampliar as parcerias em várias áreas - da economia à ciência e tecnologia.

Atualmente o Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai. Em 2011, o comércio bilateral atingiu mais de US$ 3,9 bilhões, representando aumento de 26,4% em relação ao ano anterior. Nos primeiros nove meses de 2012, o intercâmbio comercial entre os países atingiu US$ 2,88 bilhões.

Há pouco mais de dois meses,  os presidentes Dilma Rousseff e José Pepe Mujica assinaram o documento formalizando a instauração do novo mecanismo.O objetivo é concentrar as atenções em ampliar parcerias nos setores de energia, integração produtiva, ciência, tecnologia e inovação, comunicação e informação, infraestrutura de transportes, livre circulação de bens e serviços e livre circulação de pessoas.

A ideia é reforçar ainda a integração produtiva nas áreas de petróleo e gás, na construção naval, em energia eólica e em biotecnologia, assim como a cooperação entre órgãos responsáveis pelos padrões de qualidade e certificação para harmonizar regras e procedimentos, facilitando as trocas comerciais.

Há ainda a disposição de pôr em prática uma plataforma digital para a formação de recursos humanos em tecnologias de informação e de comunicação, além do Centro Binacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação no Uruguai, entre outros.

No documento, os dois presidentes demonstraram que querem aumentar a cooperação nos aspectos relacionados à implementação da TV digital, estabelecendo mecanismos para o desenvolvimento da radiodifusão pública na região e arranjos produtivos locais visando à produção de conteúdos criativos.

Os presidentes decidiram também intensificar os esforços para a concretização de projetos de transportes, como a nova ponte sobre o Rio Jaguarão (Rio Grande do Sul), a reforma da Ponte Internacional Barão de Mauá, a retomada da interconexão ferroviária Uruguai-Rio Grande do Sul e a implantação da Hidrovia Uruguai-Brasil.

No fim de março, Dilma e Mujica disseram reconhecer a importância da construção da linha de transmissão de 500 quilovolts entre San Carlos (Uruguai) e Candiota (Brasil), a ser concluída em 2013. A partir dessas obras, segundo as autoridades dos dois países, serão abertas possibilidades para o intercâmbio em benefício da segurança energética dos dois países.

Pelo texto, o grupo de trabalho Brasil-Uruguai poderá criar subgrupos para a consolidação do plano de ação em sua respectiva área de atuação. Os subgrupos serão copresididos por um funcionário brasileiro e um uruguaio. Cada subgrupo deverá adotar calendário de reuniões de acordo com as necessidades observadas pelo grupo de alto nível.

Edição: Graça Adjuto