Sebrae lança projeto para melhorar serviço de táxi

20/09/2012 - 14h14

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Taxistas poderão participar de curso a distância para aperfeiçoar o serviço, atender melhor ao passageiro e aprender a ver seu trabalho como um negócio. Os motoristas poderão assistir ou ouvir aulas sobre temas como marketing pessoal, noções de gestão e controle financeiro, estratégias e dicas para atender aos clientes, ética e potencial turístico das cidades.

O curso faz parte do Projeto Taxista Empreendedor lançado hoje (20) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Organizado em 13 aulas, em áudio e vídeo, o curso foi produzido em parceria com a TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os vídeos serão veiculados na grade de programação do canal.

O objetivo é fazer do taxista um empresário. Ele tem que entender que o táxi é um negócio. Devem ser observados fatores como a concorrência e a necessidade de diferencial. Há profissionais que estudam a possibilidade de ter um tablet, jornais ou informações extra sobre a cidade para oferecer ao cliente”, disse o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barreto.

Ao final do curso, o taxista receberá um selo do Sebrae. Os interessados podem ir a uma agência do Sebrae para fazer a inscrição e pegar um kit com o material. Mais informações estão disponíveis na página do Taxista Empreendedor na internet .

Segundo o presidente nacional do serviço, a expectativa é de que sejam distribuídos mais de 15 mil kits de aulas em todo o Brasil. O projeto lançado em Brasília será levado a outros estados. Estima-se que entre 30% e 40% da categoria sejam beneficiados pela iniciativa até a Copa de 2014. O Taxista Empreendedor, de acordo com o Barreto, é um complemento ao Taxista Nota 10, outro programa de qualificação do Sebrae, com foco no aprendizado de idiomas.

Para a taxista Luciana Monteiro Silva Brás, no ramo há nove anos, a proposta do Sebrae é importante instrumento para melhorar o atendimento aos clientes. “Há um ganho de qualidade, uma ampliação da visão de como trabalhar. E essa informação passa de boca a boca aos clientes”, explicou Luciana.

A presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal, Maria do Bonfim, fixou cartazes sobre o programa em murais do sindicato e orientou os filiados a participarem.

Nós precisamos nos aperfeiçoar. O cartão de visitas de uma cidade é o taxista, que faz o primeiro atendimento ao turista. A proposta é ótima porque não temos que perder tempo em sala de aula. O selo do Sebrae vai ser um diferencial de qualidade”, informou Maria.

 

Edição Beto Coura